Editor-responsável:
Prof. Ms. Frank dos Santos Ramos
Bacharel e Licenciado pela UFF, em História Social e Cultural; Mestrado em História Social e Cultural do Brasil-Colônia pela UFF. Docente. Pósgraduação em Gestão, Orientação e Supervisão Educacional
Conselho Editorial:
Prof. Dra. Tânia Neumann Kaufman
Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e graduada em Ciencias Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife (1975), especilaista em Pesquisa nas Ciências Sociais pela UNICAP. Atualmente dedica-se ao ensino e pesquisa na graduação e pós graduação da Universidade Federal de Pernambuco, ações museológicas na Sinagoga Kahal Zur Israel, projetos de pesquisa e cursos de capacitação para guias de turismo e professores de história sobre a cultura judaica no Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco do qual foi fundadora e é presidente desde 1992. Tem experiência na área de História, Sociologia e Antropologia, com ênfase em: memória e patrimônio, exposições, educação em museus, turismo e artesanato em museus. Linhas de pesquisa na UFPE e AHJPE: patrimônio, migrações, memória, cultura, cultura judaica, identidade, identidade judaica, sistema simbólico do judaísmo e etnologia judaica no Brasil.
Prof. Ms. Andrea Alvares da Cunha
Possui graduação em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Islã, mouros, Portugal medieval, poder régio, etnicidade, religiosidade, Cristandade e legislação medieval.
Prof. Dra. Patrícia Domingos Woolley Cardoso
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, UFF (maio de 2011), tendo defendido tese sobre a Revisão do Processo dos Távoras (1777-1802) e o ambiente intelectual no mundo português sob o reinado de D. Maria I. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) e Mestrado em História pela mesma instituição. Desde 2002 é professora de História da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Desde 2005 integra o quadro de professores do curso de graduação em História (Licenciatura) das Faculdades Integradas Simonsen, FEFIS. Em 2012 passou a integrar os departamentos de História (Licenciatura) da Universidade Veiga de Almeida e da Universidade Cândido Mendes (Méier). Ao longo de sua experiência docente, orientou monografias de conclusão de curso e de especialização, sobretudo, nas áreas de História Moderna e do Brasil. Os temas de principal interesse são: História Moderna, Ilustração e cultura escrita no século XVIII, Brasil e Portugal em fins do Antigo Regime, religião e religiosidades na Época Moderna e no Brasil Colonial, a Companhia de Jesus e o mundo luso-brasileiro.
Prof. Dra. Sheila Conceição Silva Lima
Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ 2009-2013). dedica-se a pesquisa acerca das Relações político-diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé na primeira metade do século XVIII. Pesquisa esta que tem como aporte teórico-metodológico as Idéias Políticas renovadas, em que as contribuições das Linguagens Políticas são fundamentais, para a compreensão da política portuguesa de D. João V, aliado da Santa Sé, que se expressa através de uma Linguagem Tradicional, enquanto se desenvolve nas outras Monarquias uma Linguagem Diplomática Moderna. Possui Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Quanto à pesquisa dedicou-se, principalmente, à análise das revoltas coloniais, no período da Restauração Portuguesa (1640), dando ênfase às relações entre os camaristas/sertanistas e os padres jesuítas do Planalto Piratiningano (São Paulo). Possui Graduação, com titulação de Bacharel e Licenciada em História, realizada na Universidade Federal Fluminense (1998-2002). Como trabalho final de curso apresentou como problemática a participação dos Mesteirais na Revolução de Avis (1383-1385). Desde 2006 trabalha com História de África, tendo como recorte temático o estudo do poder e das ideias políticas em Benim. Áreas de atuação: História Moderna, com desdobramentos na História do Brasil Colonial e na História Medieval e História de África.
|